segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aptidão Cardiorrespiratória

          E.E.B. Irmã Maria Teresa  -   Educação Física

            APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA 

O condicionamento cardiorrespiratório é atribuído como um dos componentes da aptidão física, estando diretamente associado aos níveis de saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições de caráter mundial têm referenciado a educação física como disciplina que agrega os benefícios à prevenção e a promoção da saúde.

     O Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx) é a variável que se relaciona com a aptidão cardiorrespiratória e representa a capacidade máxima do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio pelas células durante o exercício físico.O Consumo Máximo de Oxigênio pode ser determinado em testes de laboratório e em testes de campo de esforço máximo, de forma direta e indireta, conforme o Teste de 1600 metros realizado no Projeto “Entrando em Forma da EN”.Algumas variáveis influem decisivamente no Consumo Máximo de Oxigênio, dentre elas: idade, sexo, hábitos de exercício físico, hereditariedade
e estado clínico cardiovascular.Os baixos níveis do condicionamento cardiorrespiratório, um dos
componentes da aptidão física, preconizada inclusive nas normas pela Marinha têm sido correlacionados com problemas de saúde (hipertensão,diabetes, osteoporose, males da coluna, câncer, ansiedade, depressão, estresse,etc...) e outras doenças cardiovasculares, principalmente, causadas por fatores
externos como fumo, sedentarismo, drogas, entre outras.


       Sistema Cardiorrespiratório:

                   

    

 

 

 

 

 

 

 

Respiração Humana : Externa

Fazem parte do sistema respiratório, as vias respiratórias e os pulmões.
As vias respiratórias compreendem a cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e, finalmente, os alvéolos pulmonares.

Além de servir como porta de entrada de ar, a cavidade nasal possui a função de filtrar impurezas e germes, devido a presença de pêlos, cílios e de um muco para adesão de partículas sólidas.

A cavidade nasal também umedece e aquece o ar antes da passagem para outras estruturas das vias respiratórias, além de possuir terminações nervosas responsáveis pela percepção de odores.

A faringe é um ducto que participa do sistema digestivo e do sistema respiratório. Ao final da faringe, existe uma bifurcação que resultará no início da laringe ou do esôfago.

A abertura da laringe será protegida pela epiglote, permitindo somente a passagem de ar. Por acidente, pode ocorrer a entrada de partículas sólidas na laringe, resultando no engasgamento, responsável por inúmeras mortes em todo o mundo devido a obstrução das demais vias respiratórias.

Na laringe, temos presente as pregas vocais que vibram por causa da saída de ar vindo dos pulmões, resultando na produção de ondas sonoras.

Já na traquéia, pode-se notar vários anéis de cartilagem que têm função de aumentar a rigidez desse ducto, para evitar um possível fechamento do tubo durante a passagem do ar.

Os brônquios e os bronquíolos irão direcionar o ar para dentro dos pulmões, onde terminarão em milhares de sacos, denominados alvéolos pulmonares.

Nos alvéolos pulmonares ocorrerão as trocas gasosas (Hematose) que, devido a uma diferença de concentração dos gases [nos alvéolos, muita concentração de gás oxigênio e pouca concentração de gás carbônico e nos capilares, muita concentração de gás carbônico e pouca concentração de gás oxigênio] acontecerá a passagem de gás oxigênio dos alvéolos para os capilares, e gás carbônico dos capilares para os alvéolos.

 Aptidão Cardiorrespiratória :



Componentes :Coração , Pulmões, e circulação Sanguinea.

Coração: proporciona um pulso ao fluxo sanguineo.
Pulmões: responsavel pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue.
Artérias:Vasos Sanguineos de alta pressão que conduzem o sangue do coração para os tecidos.
Veias: Vasos Sanguineos que conduzem o sangue dos tecidos para o coração.


          Diferença entre pulmões de fumante e não fumante


Observe que as diferenças entre os pulmões são gritantes.
Um pulmão sem doença é de textura rósea, que ao longo do tempo pode apresentar alguns pontos mais escuros, consequentes à poluição urbana. E é de uma textura elástica, facilmente depressível ao se tocar, e que volta à sua forma em seguida.
Mas um pulmão de fumante é já bem mais escuro, com grandes áreas escurecidas. Uma outra característica é a sua rigidez, causando uma dificuldade de expansibilidade. Imagine uma bexiga de borracha bem grossa, que não se consiga enchê-la. Pois é assim que o pulmão enfisematoso fica. Rígido, com dificuldade de se encher e se esvaziar. Por isso é que há dificuldade de troca entre o ar que entra e o ar que sai do pulmão.
Comparativamente, o pulmão do fumante é como uma bucha vegetal, que é rígida, e o do não-fumante como uma esponja de espuma, que é altamente elástica.

   Respiração Interna :

O sistema respiratório tem função de realizar as trocas gasosas do organismo com o ambiente, sendo que, na maioria dos organismos, ocorre absorção de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico. Esse processo é conhecido como hematose.






Função do Sistema Respiratório

O mecanismo de entrada e saída de ar do nosso organismo acontece graças a uma diferença de pressão. Como a tendência dos gases é se movimentar do local de maior pressão para o local de menor pressão, na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa, ao mesmo tempo que os músculos intercostais afastam as costelas, aumentando o volume da caixa toráxica, diminuindo a pressão interna, e propiciando a entrada de ar para os pulmões.


Função do Sistema Respiratório  
O mecanismo de saída dos gases, a expiração, é provocado pelo retorno da posição original do diafragma e relaxamento dos músculos intercostais, diminuindo o volume toráxico e provocando uma maior pressão interna e conseqüente saída do ar.

As trocas gasosas nos pulmões

O ar inspirado tem alta concentração de O2 e baixa concentração de CO2. Já o ar expirado é o inverso, tem baixa concentração de O2 e alta concentração de CO2. A difusão destes gases, feita nos alvéolos se dá entre duas camadas celulares, o epitélio dos alvéolos e o endotélio dos vasos (capilares que envolvem estes alvéolos). Ocorre aí o processo de hematose, ou seja, o oxigênio e o gás carbônico por difusão, tranformam sangue venoso em arterial.
O oxigênio é todo transportado pela hemoglobina das hemáceas, produzindo o composto instável HbO2 (oxiemoglobina). Já o CO2 é tranportado de três formas. A primeira, como o O2, combinado com a hemoglobina, formando o composto HbCO2 (carboemoglobina). A segunda forma, é dissolvido no plasma (mas apenas uma pequena parte, cerca de 9%, é transportada desta maneira) e a principal forma de transporte do CO2 é sob a forma de HCO3- no plasma.

Bulbo

Controla os movimentos diafragmáticos de acordo com o nível de CO2 no sangue. A respiração é involuntária.

Observação

Quando aumenta o nível de CO2 no sangue, há formação de Ácido Carbônico (Água + CO2), reduzindo o pH do sangue e formando o bicarbonato (HCO3), o qual estimulará o Bulbo para movimentar o diafragma. Ao respirarmos profundamente, a sensação de tontura dá-se pela alteração de pH.

 Exercicios fisicos -

 

Exercicios - Trabalha com a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas, bem como na área esportiva e de lazer, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população.


Causas das Doenças Cardiovasculares

 

  • Tensão arterial elevada;
  • Níveis elevados de lípidos no sangue;Diabetes;
  • Doenças do músculo cardíaco;
  • Predisposição genética;
  • Tabagismo;
  • Falta de exercício físico;
  • Situações prolongadas de stress.

Quais são os factores de risco?

  • Tensão arterial elevada;
  • Níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Excesso de peso;
  • Ingestão excessiva de sal;
  • Stress.

Como Prevenir Doenças Cardiovasculares 

               


 A maioria das DCV`s resulta de um estilo de vida inapropriado. Entre os principais fatores que ocasionam estas doenças estão a má alimentação, tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade, além do stress do dia-a-dia.E como para qualquer tipo de enfermidade, a prevenção é a melhor forma de tratamento para as doenças cardíacas. Para diminuir o risco de problemas com o coração, uma rotina saudável, com os cuidados a baixo, pode ser muito eficaz:
- O tabagismo é uma das principais causas das doenças cardíacas. Por isso, parar de fumar é um grande passo para preveni-las;
- Controlar a pressão arterial, nível de açúcar e gordura do sangue também ajuda muito. Para manter esse controle, faça consultas periódicas;
- Fazer o cardápio diário mais saudável é muito importante. As refeições devem conter frutas, legumes, verduras, cereais, entre outros tipos de alimentos que fornecem os nutrientes essenciais para o organismo;
- Praticar exercícios regularmente. Entretanto, é preciso ter certos cuidados com as atividades físicas. Elas devem ser orientadas por um profissional e cada pessoa deve seguir o ritmo que seu organismo permite.

Exercicios Anaeróbicos e Aeróbicos

Qual a diferença entre os exercícios aeróbios e an   

Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios.Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte.

No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade.O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).
São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

Calculo da Zona Alvo

o cálculo da Freqüência Cardíaca Máxima (FCmáx) o método mais utilizado e simples é o simplesmentes calcular-se da seguinte forma : FCmáx = 220 – idade da pessoa.
 

Pirâmide de atividade física

 Benefícios da atividade físicas 

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.



Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").

 

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário